Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O bom momento vivido pelo setor imobiliário brasileiro será duradouro e com previsão de ser ainda melhor

O bom momento vivido pelo setor imobiliário brasileiro será duradouro e com previsão de ser ainda melhor. Pelo menos é o que defendeu no XXIII CONACI, o advogado e político Alceu de Deus Collares, que proferiu a segunda grande conferência do evento, que teve por tema “Perspectivas de políticas habitacionais para a próxima década”.
Segundo ele, não apenas o Brasil, mas outros países, como por exemplo o Chile e Índia, estão saindo de um processo de subdesenvolvimento catastrófico e entrando num momento de crescimento que, sem dúvida alguma vai atingir, muito mais do que uma década. “O nosso crescimento econômico, que durante 20 anos não passava de 2,5%, este ano provavelmente deve atingir 6% do PIB. E esse crescimento econômico é gerador de desenvolvimento econômico e gerador de renda”, destaca.
Ele comenta que nos últimos três anos foram tirados da faixa da pobreza e miséria 29 milhões de brasileiros, que entraram para a classe C. “É esse poder de compra que permite que o homem a mulher, a família, tenha condições financeiras, e assim que sua renda possibilite, assim que seu emprego seja garantido, a primeira coisa que ele deseja é adquirir, prioritariamente, a sua casinha, o seu refúgio, para sentir-se seguro quanto a seu futuro”.
Collares diz esperar que esse momento importantíssimo dure muito mais do que dez anos. “De recuperação total da capacidade de produção de casas e da construção civil que, quando vai bem, quando aumenta a sua capacidade de produzir estoques de moradias, sem dúvida alguma, o país cresce economicamente. Até mesmo porque, a construção civil é o primeiro setor que recebe a mão de obra que vem do êxodo rural e prepara profissionais.”
Para ele, que na década 70, como deputado federal, apresentou o primeiro projeto regulamentando a profissão de corretor de imóveis, neste novo cenário de atuação profissional, os corretores precisam buscar o aperfeiçoamento constantemente, para não correrem o risco de ficarem de fora deste mercado promissor.

O palestrante
Alceu de Deus Collares
É advogado e político brasileiro. Foi deputado federal por cinco mandatos, prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário